terça-feira, 26 de junho de 2012

Tratamento especializad da dependência química

 

 

Diferentes histórias e um só resultado.

"Para cada perfil de paciente um plano de tratamento diferenciado".

O diagnóstico da dependência química considera diferentes níveis de intensidade. E para cada situação é recomendada uma modalidade diferente, Confira abaixo:

1- Plano de tratamento Leve  -  180 dias psicoterapia ambulatorial atendimento individual, sem internar, sendo que:

Perfil do paciente:
 
Características comuns: O uso habitual começa a afetar a vida do usuário, sem , contudo, afastá-lo de atividades cotidianas ou do convívio social e familiar. Comportamento em relação ao problema: Apresenta sinais de motivação para mudar, aceita a ajuda profissional.
Tratamento indicado: Nestes casos não há necessidade de internar o paciente. O tratamento pode ser realizado em Unidades clínicas ambulatoriais com horários flexíveis. Oprojeto terapêutico inclui processo de desintoxicação, psicoterapia, avaliação psiquiátrica e desenvolvimento de habilidades com foco na carreira profissional.
 
2- Plano de Tratamento Moderado - 150 dias + 90 dias regime de internação + 60 dias psicoterapia ambulatorial
 
Perfil do paciente:
 
Características comuns: Falta de comprometimento com horários, trabalho e atividades cotidianas. Abusos exageros no consumo de álcool ou drogas. Sofre alterações de humor repentinas pela abstinência. Comportamento em relação ao problema: Pode apresentar pré-disposição ao tratamento por incentivo de familiares, amigos ou empregador.
Tratamento indicado: Há necessidade do afastamento do núcleo de influência e precisa de maior período para desintoxicação, desta forma o tratamento tem a primeira etapa em regime de internação continuada. Após o período de internação este paciente vai para segunda etapa, onde deve receber acompanhamento psicoterapêutico para previnir as recaídas e ter suporte profissional para reorganizar sua nova rotina. Esse atendimento é realizado em Unidades clínicas ambulatoriais.
 
3- Plano de Tratamento Grave  - 180 dias Resgate de Emergência* +120 dias regime de internação
+60 dias psicoterapia ambulatorial
 
 Perfil do paciente:
 
Características comuns: Apresenta sinais (físicos e comportamentais) que não pode viver sem usar drogas ou álcool. Negligência total de vida social, familiar e profissional. Perda momentânea da capacidade de decisão e discernimento. Comportamento em relação ao problema: Rejeita qualquer possibilidade de ajuda profissional.
Tratamento indicado: Pode ser necessária a intervenção involuntária com internação continuada. O paciente é levado à clínica por equipe de resgate (própria), em seguida passa por período de desintoxicação, avaliação de médicos clínicos e psiquiatras para reabilitação física e mental. Inicia o projeto terapêutico em atividades com sessões de psicoterapia individual e em grupos. Após a internação, o paciente deve prosseguir seu tratamento com o acompanhamento psicoterapêutico em nossas clínicas ambulatoriais.
 
Fábio Orlando Storti
Psicoterapeuta
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário