segunda-feira, 18 de junho de 2012



DROGAS E PSICOTERAPIAS

O uso do álcool pela sociedade, nos mais diversos campos da atividade humana, é antiga, conhecida e aceitável. Esse foi um dos motivos que dificultou, durante muitos anos, a abordagem dos problemas relacionados ao abuso dessa substância. Somente há poucas décadas, o alcoolismo deixou de ser encarado como uma falha de caráter e reconhecido como uma doença que deve ser prevenida e tratada.
Desde então, o uso abusivo do álcool e outras drogas é considerado um grave problema de saúde pública, como comprovam as estatística da Organização Mundial de Saúde - OMS, os quais indicam que cerca de 10% da população têm problemas associados ao seu uso.
Dados sobre o uso de álcool e outras drogas demonstram a necessidade de uma mobilização por parte de toda a sociedade, visando promover ações em nível preventivo e de tratamento. De modo geral, as empresas, preocupadas, com essa problemática, estão implantando e implementando Program de Prevenção e Recuperação de Dependentes de Álcool e outras Drogas (como por exemplo a Shell, Esso, Goodyear, Cartepilar, Scania, Johnson & Johnson, Petrobrás, Metrô, Sabesp, CESP, Metropolitana...).
Através da experiência, contataram que tratar e recuperar um empregado dependente é mais lucrativo do que demití-lo e investir na seleção e treinamento de outro, que também pode ser ou tornar-se portador da dependência.

AS NOTÍCIAS OFICIAIS INFORMAM AINDA 

* 40%  das consultas psiquiátricas - Previdência Social tem como cliente alcoólatras;
* 50% dos atendimentos clínicos são de correntes, direto ou indiretamente, de problemas de alcoolismo;
* O governo da república admite, formalmente, a existência comprovada de 7 milhões de alcoólatras, mais que apena 3 milhões procuram tratamento especializados à tempo;
* Em números globais cada bebedor problema custa aos cofres oficiais R$ 55,00 (Cinquenta e cinco reais) / ano percapita;
* Em cada 100 acidentes de trânsito fatais ou álcool está abertamente envolvido em 70;
* Em cada 2 homicídios, há vestígios de uso de álcool em pelo menos 1;
* Em cada 100 alcoólatras, 3 se salvam (ou seja, chegam ao final da vida sóbrios e serenos), 5 atigem 40 anos de idade e apenas 1 ultrapassa os 45 anos de idade.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma terapia breve e estruturada, orientada para a solução do problema, que envolve a colaboração ativa entre o paciente e o Terapeuta para atingir objetivos esclarecidos. A terapia é geralmente utilizada em formato individual, embora técnicas de grupo tenham sido A vida emocional dos funcionários exerce influência direta no processo produtivo da empresa. Estudos demonstram que " Grande parte das faltas de funcionários e da queda de motivação são por questões emocionais e correntes de problemas psicológicos". A desmotivação dos funcionários se converte em "Ociosidade, absenteísmo, acidentes de trabalho, morosidade no trabalho, enfim, nas mais variadas formas de ação que dificultam o processo produtivo". 
Baseadas nestas informações aponta-se a necessidade de cuidar da vida emocional dos funcionários, visando primeiramente uma melhora e na qualidade de vida dos mesmos o que consequentemente refletirá de maneira positiva em seu desempenho profissional. O profissional mais indicado para esses casos é o psicólogo clínico e/ou Psicoterapeuta que, capacitado em compreender a condição emocional do ser humano, pode contribuir com e desenvolvimento pessoal do funcionário e, consequentemente, no profissional.
A internação em Clínicas de Reabilitação será considerada como o último recurso assistencial, isto é, disponível, embora utilizável apenas, quando os recursos primários forem insuficientes, inadequados ou ineficazes. A internação, por curto período de tempo, estará sendo indicada nos seguintes casos restritos:

A- Uso compulsivo em que o doente não pode parar por pequenos períodos;
B- Risco de agressão para si ou para outros;
C- Síndrome de abstinência grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário