sábado, 3 de março de 2012


Dependências: Física e Pisicológica

A dependência física se caracteriza pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando a pessoa para de consumir a droga e diminui bruscamente o seu uso.
Isso é “Síndrome da Abstinência”.
Esses sinais e sintomas dependem do tipo de substância utilizado e aparecem algumas horas ou dias depois de ela ser consumida pela ultima vez. No caso dos dependentes de álcool, por exemplo, a abstinência pode causar desde um simples tremor nas mãos à náuseas, vômitos e nos casos mais graves delírios com o risco de morte.
Já a dependência psicológica corresponde a um estado de mal estar e desconforto, que surge quando o dependente interrompe o uso de uma droga. Os sintomas mais comuns são ansiedade, sensação de vazio, e dificuldade de concentração podendo variar de pessoa para pessoa.
Com os medicamentos existentes atualmente, a maioria dos casos relacionados a dependência física podem ser tratados. Por outro lado, o que quase sempre faz com que uma pessoa volta usar drogas é a dependência psicológica, de difícil tratamento e que não pode ser resolvida de forma relativamente rápida e simples como a dependência física.
Nestes casos, o tratamento mais adequado seria a internação do indivíduo e acompanhamento familiar, onde o respaldo é  assistido por profissionais especializados, como:
* Psiquiatras;
* Psicólogos;
* Psicoterapeutas;
* Enfermeiros;
* Educadores Físicos;
* Nutricionistas;
 Metodologia de tratamento

- 12 Passos de Anônimos;
- Tarefas de Minessota;
- Plano de Prevenção à Recaída (P.P.R.);
- Terapia Racional  Emotiva (T.R.E.);
- Filosofia Cognitiva Comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário